Existem inúmeras formas de apropriação do espaço. Algumas delas são realizadas através do corpo, alguns exemplos são: Parkour, Deriva, Flaneur, Rolezinhos, Flash mob e Skateboarding. Em que consiste cada uma dessas apropriações?
O Parkour ou Le Parkour é um movimento que se iniciou baseado na prática de treinos militares que foram trazidos para a prática fora dos locais de treinamento, ou seja, no próprio espaço urbano. A prática consiste em traçar um objetivo e fazer todos os esforços para alcança-lo. De forma mais concreta, os praticantes estabelecem uma meta de um local a se chegar e se locomovem até ele, vencendo todos os obstáculos que encontram. Dessa forma, desenvolvem a habilidade de avaliar riscos, superar dificuldades e aprimoramento do condicionamento físico e psicológico.
A Teoria da Deriva já possui uma premissa completamente diferente do Parkour. Nessa prática, não há um local-objetivo. Caminha-se pela cidade, deixando-se levar pelos fluxos e correntes nela existentes. Objetiva-se, então, a existência do que chamam de dominações psicogeográficas do local. Dessa forma, obtém-se informações sobre o que faz uma pessoa, em deriva, virar à esquerda e não seguir reto, por exemplo.
O Flâneur também é o ato de caminhar, sem um rumo pre-estabelecido. Porém, não se tem como objetivo observar alguma especie de influencia psicológica do espaço sobre a pessoa. A prática é pautada em andar e observar os elementos, atentando-se aos detalhes da cidade, principalmente no que diz respeito à sua história e suas mudanças ao longo do tempo.
Os Rolêzinhos são movimentos mais recentes. São jovens, normalmente de classes econômicas mais baixas, que marcam grandes encontros em shopping centers com o intuito de se divertir. A grande questão desses encontros é a reação das pessoas que normalmente frequentam os shopping e os lojistas do local, que discriminaram e não aceitaram bem a presença dos jovens no local. Dessa forma, o movimento ganhou um cunho mais politizado, levantando questões de descriminação, preconceito e desigualdade social.
Os Flash Mobs também são apropriações recentes e que usam de ferramenta as tecnologias atuais para acontecer. Pela internet, marcam um horário e local de encontro para realizarem alguma perfomance, normalmente de dança. Esse ato, tem o objetivo de impactar e trazer alguma mensagem em meio ao cotidiano dos transeuntes do local no momento do acontecimento do flash mob.
Por ultimo, o Skateboarding, esporte que derivou da vontade de praticar as manobras do surf fora da praia. O skatista apropria-se se aparelhos urbanos para fazer suas manobras e se locomover pela cidade, tal como corrimãos, escadas, rampas, irregularidades nas calçadas, etc. Assim, dão uma interpretação totalmente diferente do comum ao meio urbano, percebendo-o de uma forma corporal e mediada pelo proprio skate e suas limitações e potencialidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário